Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Estudantes intensificam preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática

matematicaenem
A primeira fase da competição terá provas aplicadas nesta terça, 2 de junho. Minas Gerais responde por quase 1,9 milhão de estudantes inscritos

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Às vésperas da aplicação das provas da primeira etapa da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), os estudantes das escolas estaduais mineiras intensificam a preparação para a competição. As provas da olimpíada serão aplicadas no dia 2 de junho – terça-feira, em 4.569 escolas públicas de 850 municípios.

Na edição de 2014 da Obmep, Gustavo Ramalho conquistou medalha de ouro. Com a proximidade da realização das provas, o estudante do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Jason de Morais, no município de Berilo, aumentou o tempo de estudo. “Estou me preparando bastante para fazer a prova. Estudo, mais ou menos, umas duas horas por dia. Como está chegando a data da prova, estou estudando um pouco mais”, ressalta Gustavo.

A medalha de ouro em 2014 foi a segunda conquistada pelo estudante. Na edição de 2013 da competição, ele faturou medalha de bronze na Obmep. Para este ano, a expectativa é conquistar outra medalha de ouro. “É difícil, mas pretendo ganhar outra medalha”, afirmou Gustavo.

Na última edição da olimpíada, a Escola Estadual Padre Matias, em Belo Horizonte, foi premiada com um kit esportivo. A premiação da escola está vinculada à pontuação de seus alunos seguindo critérios como número de medalhas, alunos premiados com menção honrosa e número de alunos que compareceu à segunda fase e não obteve premiação. Em Minas Gerais, foram premiadas 64 escolas públicas.

Para este ano, foram inscritos cerca de 900 alunos dos anos finais e do ensino médio da escola. Segundo a diretora, Rosália Simões Januário, a competição envolve todos os alunos. “Na nossa escola todos os alunos aptos fazem a prova. Além disso, o professor incentiva muito os alunos em sala de aula para que eles façam a prova. Na preparação, eles utilizam questões antigas da competição e faz muita relação com o dia a dia dos estudantes”.

Ao todo, 17.970.745 estudantes de todo o país se inscreveram na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Destes, 1.889.666 são mineiros.

Resolução
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) publicou no Diário Oficial dos Poderes do Estado – Minas Gerais uma resolução que visa regulamentar a participação das escolas estudais na edição deste ano da Obmep. Segundo o documento, o dia de realização da prova da primeira etapa será considerado letivo para efeito do calendário escolar, desde que sejam ministradas aulas nos demais horários do turno. O documento orienta ainda que as escolas estimulem a participação dos estudantes na competição.

Veja AQUI  a resolução.

Ferramentas de auxilio
Para auxiliar na preparação dos alunos, a Olimpíada disponibiliza diversas ferramentas. Os professores também podem usar vídeos, textos e questões para ensinarem a disciplina em sala de aula.

A primeira opção é o Banco de Questões, que pode ser encontrado na aba ‘material didático’ do obmep.org.br. Desde sua primeira edição, em 2005, a olimpíada disponibiliza uma série de problemas e desafios de Matemática para alunos e professores e todo esse material pode ser acessado. O objetivo do Banco é despertar o prazer pela Matemática, estimular o aluno interessado com perguntas instigantes e proporcionar um treinamento para as provas da Obmep.

Os alunos também podem ver as provas das edições anteriores da competição no site. A partir da edição de 2011, as soluções das provas estão disponíveis em vídeo, com professores explicando cada questão dos três níveis da competição.

A competição
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.

Criada em 2005, a Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros).

A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Calendário
A Obmep é dividida em duas fases. A primeira será realizada no dia 2 de junho e as provas serão aplicadas na própria escola. O dia 12 do mesmo mês será o prazo para que as escolas encaminhem os cartões-resposta dos alunos classificados para 2ª Fase. A divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas será no dia 12 de agosto.

Entre os dias 12 de agosto e 11 de setembro, as escolas devem indicar, na página da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase. A aplicação das provas da 2ª etapa será no dia 12 de setembro.

A divulgação dos premiados da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está marcada para o dia 27 de novembro de 2015.

Veja AQUI a programação da Obmep 2015.

Minas na liderança
Na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), Minas Gerais ocupou, pela oitava vez consecutiva, o primeiro lugar no ranking de medalhas da competição, tanto no número total, quanto no número de medalhas de ouro. De acordo com o site da Olimpíada foram 153 medalhas de ouro, 413 de prata e 1.080 de bronze, totalizando 1.646 medalhas conquistas na última edição realizada. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm