Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Poluição provocada por pessoas e empresas contribui para a escassez de água nos mananciais, diz gerente da ARSAP


Muitos países ao redor do planeta comemoram o Dia Mundial da Água em 22 de março. Ele foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 1992. Na ocasião também foi divulgada a Declaração Universal dos Direitos da Água.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A data ajuda no processo de conscientização do poder público, a população e os empresários com relação aos mananciais existentes na região. A preservação dos cursos d’água é de extrema urgência.

O georreferenciamento pago e realizado pela Prefeitura de Pará de Minas na gestão do ex-prefeito Antônio Júlio de Faria serviu para aumentar o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e também coletou dados importantes sobre os recursos hídricos do município. Um levantamento detalhado das nascentes por meio de mapeamento é o primeiro passo.


O processo continua com o combate a poluição dos córregos que afluem para o ribeirão Paciência. O descarte de poluentes nos mananciais é um crime ambiental e também contribui para a escassez de água.

Após a instalação da empresa Águas de Pará de Minas foi criada a Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgotamento Sanitário (ARSAP). O órgão autônomo tem como finalidade fiscalizar também as fontes de água.

De acordo com Frederico Mendes Amaral, gerente da ARSAP, infelizmente a maior parte da população está acostumada com a água em abundância e falta consciência no que se refere à preservação dos mananciais:


Frederico Mendes Amaral
situacaodosmananciaisfrederico1

Um levantamento constatou que várias empresas também estavam poluindo os córregos da região. Depois das fiscalizações da agência os moradores do perímetro urbano e da zona rural começaram a mudar os conceitos e estão ajudando a proteger as nascentes:

Frederico Mendes Amaral
situacaodosmananciaisfrederico2

Os estudos comprovam que 70% do planeta é coberto por água, mas os especialistas estimam que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. O recurso natural está presente em ribeirões, lagos, rios e nos lençóis freáticos.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm