Dificuldade de estacionamento no Centro leva consumidores para os polos comerciais dos bairros


Com o aumento da frota de carros e motos pelas ruas, o trânsito se transformou em um desafio cada vez maior para os gestores públicos. O problema é ainda mais delicado em determinadas cidades.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Por não terem sido projetadas para receber uma grande quantidade de veículos, as vias são estreitas e o espaço para estacionamento é muito disputado entre os condutores. Esta situação é enfrentada na maioria dos centros urbanos.

Em Pará de Minas esta realidade também é notada. Na rua Benedito Valadares e adjacências é muito difícil encontrar uma vaga para estacionar um carro em determinados horários do dia.

Isso foi analisado e comprovado em municípios brasileiros após pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Os dados da pesquisa mostram que 52% dos consumidores entrevistados não compram em lojas sem estacionamento ou com dificuldade para estacionar nas imediações.

De acordo com o comerciante e presidente da Associação Empresarial de Pará de Minas (ASCIPAM), José Misael de Almeida, os lojistas ainda sonham com a obra de revitalização da Benedito Valadares, a principal rua comercial do município e a volta do sistema rotativo Faixa Azul.

Entretanto, ele admite que os comerciantes e seus colaboradores também são responsáveis pela ocupação dos estacionamentos na área central da cidade. Muitos chegam cedo para trabalhar e estacionam seus veículos e deixam até o início da noite, impedindo que a clientela encontre estacionamento para comprar em suas lojas:

José Misael de Almeida
josemisael_estacionamento1


A consequência disso, na avaliação do líder empresarial, é o crescimento dos polos comerciais nos bairros São Francisco, Santos Dumont, São Luiz e Recanto da Lagoa. Um reflexo da falta de vagas para estacionamento de carros e motos no Centro:

José Misael de Almeida
josemisael_estacionamento2

A falta de espaço para estacionamento de veículos também está contemplada nos projetos de prédios. O último grande empreendimento erguido no centro de Pará de Minas conta com vários andares para estacionar carros e motocicletas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!