Condutores de veículos habilitados em MG já podem acessar a CNH Digital


O lançamento da Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e) para os condutores registrados em Minas Gerais ocorreu na quarta-feira, 31 de janeiro de 2018, em Belo Horizonte.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Por causa de alguns ajustes técnicos, a emissão obrigatória da CNH Digital em todo o Brasil foi adiada para o dia 1º de julho. A norma foi comunicada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Em Minas Gerais o moderno sistema já está operando e emitindo a CNH-e para os condutores que desejarem obter o documento. A solicitação é gratuita e pode ser feita apenas pelos titulares da habilitação.

Podem acessar o sistema todos os portadores da CNH em papel com código de barras bidimensional QR Code (Quick Response Code), item de segurança implantado nas CNHs de papel desde maio de 2017.

As carteiras impressas continuarão sendo emitidas normalmente com o mesmo custo. São mais de 6,6 milhões de condutores de veículos no estado, mais de 1,2 milhão já possuem a CNH em papel com QR Code.

A CNH Digital é opcional e até o ano de 2022 todos os condutores mineiros estarão aptos a solicitá-la. O documento pode ser acessado através de um aplicativo instalado no smartphone do motorista.

O CNH Digital já está disponível para download em lojas de aplicativos dos smartphones. É importante que os dados do condutor estejam atualizados no sistema do Detran-MG, principalmente o e-mail e o telefone celular.

Thiago Saraiva, delegado regional da Polícia Civil de Pará de Minas, explica que o aplicativo copiará todos os dados da CNH através do código de barras QR e essas informações estarão disponíveis como se fosse uma foto:

Thiago Saraiva
thiagosaraiva_cnh1


Ele ressalta que a Carteira de Habilitação Digital tem algumas limitações, pois o telefone celular pode descarregar a bateria. Por isso seria bom continuar com o documento impresso para evitar problemas:

Thiago Saraiva
thiagosaraiva_cnh2

Os condutores que possuírem o certificado digital não precisarão realizar nenhum procedimento pessoalmente. A solicitação poderá ser feita diretamente no portal do Denatran na internet.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!