Clientes bancários devem ficar atentos para não errar a data durante a emissão de cheques


Com a virada do ano muitos clientes, por desatenção ou hábito, acabam tendo problemas ao emitir cheques. Isso ocorre porque muitos titulares dos talões cometem equívocos na hora de preencher o documento.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Um detalhe pequeno e de muita importância é o ano de emissão dos cheques. Caso a data esteja errada o sistema bancário reconhece a falha e o título de crédito acaba voltando, gerando prejuízos ao emissor e o receptor.

Por isso é sempre ficar alerta aos dados que são colocados nos cheques com a chegada do ano novo. Vale ressaltar que qualquer documento emitido com mais de 180 dias não em valor.

Eduardo Bráulio de Souza, gerente geral da agência da Caixa Econômica Federal em Pará de Minas, informa que esse tipo de problema é recorrente todo ano. Por isso o alerta a todos os usuários de cheques:

Eduardo Bráulio de Souza
edbrl_cheque1


Ele explica que atualmente o processo de conferência das folhas de cheque não é mais feita por um funcionário do banco. Todo o procedimento é realizado por um sistema eletrônico e não perdoa os títulos com datas erradas:

Eduardo Bráulio de Souza
edbrl_cheque2

O parcelamento maior que seis meses corre o risco de apresentar um cheque vencido por causa da data errada. Com isso não é possível que o documento seja compensado pelos bancos:

Eduardo Bráulio de Souza
edbrl_cheque3

Ao preencher os cheques é sempre importante observar atentamente os valores, a data e a assinatura do emissor. Caso aconteça algum engano o cliente deve procurar quem recebeu o cheque para trocá-lo rapidamente.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!