Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Governo anuncia Plano Estratégico para o turismo em MG


O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), estabeleceu o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo. Solicitado pela Codemig e pela Setur à Fundação João Pinheiro (FJP), o plano demandou 11 meses de estudos e analisou todos os elementos da cadeia produtiva do turismo, além do sistema de gestão pública e tendências mundiais para a atividade. O documento estabelece diretrizes estratégicas para a política estadual do turismo, fornecendo as bases para o desenvolvimento de ações planejadas e coordenadas do setor.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook     Siga o Portal GRNEWS no twitter

O presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, destaca a vocação turística de Minas Gerais. “Nosso estado tem 903 atrativos turísticos, distribuídos em todos os 17 Territórios de Desenvolvimento. Há uma imensa diversidade cultural e paisagens naturais únicas. Essa riqueza precisa ser aproveitada para gerar oportunidades de investimento, renda e qualidade de vida para os mineiros”, comenta.

“O plano é um instrumento fundamental para o trabalho desenvolvido pela Setur e pelo trade turístico estadual, pois estabelece os indicadores e metas para o curto, médio e longo prazos. Fornece ainda diretrizes para todos os setores e permite identificar as áreas prioritárias para os mercados regional, nacional e internacional”, afirma o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria.

“O trabalho da Setur, além de coordenar a implementação das atividades, será também garantir que os projetos e ações desenvolvidas pelo órgão estejam em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo plano, objetivando maximizar os resultados positivos do turismo mineiro”, completa o secretário.

Sobre o Plano
O Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Minas Gerais aponta melhorias necessárias em cinco frentes: oferta turística, qualificação profissional, infraestrutura urbana, comercialização e gestão pública. Uma das preocupações é garantir a preservação ambiental e do patrimônio histórico ao mesmo tempo em que se estimula a atividade turística nos municípios. O plano reforça ainda a necessidade de atualizar marcos legais que regulam o setor e de realizar ajustes para melhor aproveitamento do ICMS turístico, incentivo fiscal concedido pelo Governo do Estado às cidades que promovem o turismo.

“O plano inclui uma avaliação e sistematização da oferta turística de Minas Gerais, o que irá permitir estabelecer prioridades para um gasto público mais efetivo e auxiliar agentes turísticos a formatar produtos otimizados para o mercado. É uma ferramenta de vanguarda, que incorpora de maneira efetiva na gestão do turismo os princípios da competitividade, inclusão social e sustentabilidade”, salienta o pesquisador da Fundação João Pinheiro e coordenador do plano, Nelson Quadros.

Profissionais de toda a cadeia produtiva do turismo foram ouvidos durante a elaboração do plano. No último dia 15, o documento foi apresentado e aprovado pelo Conselho Estadual de Turismo, órgão que reúne representantes das entidades da iniciativa privada do setor e também dos entes públicos. “O envolvimento de todos os agentes da cadeia, tanto na elaboração quanto na implantação, é o que irá garantir a efetivação e a continuidade das políticas propostas no plano”, aponta Marco Antônio Castello Branco.

A Setur já trabalha para desdobrar as diretrizes estabelecidas em um cronograma de ações. A implantação das propostas terá início em 2017. O Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Minas Gerais está disponível AQUI.

A Codemig
Em consonância com as diretrizes do Governo estadual, a Codemig pauta suas ações, de forma arrojada e moderna, em três grandes eixos estratégicos: Mineração, Energia e Infraestrutura; Indústria Criativa; e Indústria de Alta Tecnologia. A Empresa investe em vários segmentos, como extração de nióbio e terras-raras, levantamento geológico e geofísico, águas minerais, materiais estratégicos e energia, aeroespacial e defesa, biotecnologia, Internet das Coisas, telecomunicações, distritos industriais, turismo de lazer e negócios, moda, gastronomia, audiovisual, música e artes. Sua múltipla atuação está cada vez mais voltada para que riquezas gerem novas oportunidades de investimentos, aumentem a competitividade e propiciem bons negócios para o setor produtivo mineiro.

No âmbito do Turismo, a empresa investe em diversas frentes, como: turismo de negócios e eventos por meio dos Expominas; turismo de lazer e hotelaria, além de parques e balneários; editais públicos para seleção de projetos de fortalecimento e fomento de festivais gastronômicos, reforçando o posicionamento do estado como um destino turístico gastronômico de referência no País; e aplicativo turístico Visite Minas Gerais, disponível gratuitamente AQUI. Outras informações também podem ser obtidas AQUI.

Números do turismo em Minas

Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm